imagem

imagem
Mestre Tabosa, discípulo do Mestre Arraia, deu continuidade à Capoeira de Brasília desde 1964. Ganhador do "Berimbau de Ouro" junto com o Grupo Senzala em 67, 68 e 69. Em 1974 inaugurou a Primeira Academia de Capoeira e Ginástica oficial de Brasília, a Academia Tabosa. Interessou-se também por outros esportes como Judô (Faixa Preta), Sumô, Esgrima, Professor Renomado de Ginástica Localizada Brasileira e Competições de Maratonas, Triatlons e Canoagens. Na área das Artes participou de Teatro, Cinema e Pioneiro nos Palcos de Músicas de Brasília participando de vários Shows e Concursos de Música Popular Brasileira como Intérprete e Compositor, um polímata. Seu Blog vai disponibilizar todas as facetas deste Grande Homem Sempre à Frente do seu Tempo. Dedicado principalmente à Capoeira, nossa Arte Luta, genuinamente Brasileira. Uma Lenda Viva!

domingo, 6 de agosto de 2017

Mestre Tabosa recebe avaliação do Mestre César - São Paulo, sobre seu livro "O Filho de Xangô"




Livro: O Filho de Xangô - mestre Tabosa - Brasília - DF -  Ed Gráfica Ipiranga 30/09/2009

Mestre Tabosa, um dos pioneiros da capoeira em Brasília, relata com coerência e consistência informações sobre locais e datas de surgimento da capoeira Brasiliense. Iniciou em 1964, com me. Arraia.

Mescla em seu livro, nos capítulos oportunos, histórias da capoeira com histórias de vida. A qualificação do profissional do me. Tabosa impressiona e os depoimentos do(a)s capoeirista(s) que tornaram-se mestres sob a sua genealogia referem-se ao mesmo como o “edificador de personalidades”, “bom cidadão”, “franco”, de "temperamento positivo, otimista".

Com simplicidade e clareza fez um breve histórico sobre o período escravocrata no Brasil.

Nas pag 13 e 14 fez uma releitura do tráfico... resgatar o valor do Homem advindo..., comentou sobre a (e o pós) Guerra do Paraguai; na pag 31... submundo da capoeira...1872, Rio de Janeiro.

Citou meninos (com todo respeito... que tornaram-se mestres) que começaram capoeira bem cedo, Bimba aos 12 anos, Pastinha com 8 a., Canjiquinha com 11 a., Caiçara com 14 anos, e, registrou também as amizades com Onça Tigre, Pombo de Ouro.

As citações bibliográficas são valiosas e expressivas... citou, lembrou o 20/08/1989, comemoração na casa do aniversariante me. Itapoan, com presença de vários mestres famosos, personalidades importantíssimas no universo da capoeira, antiga grava o em VHS, de onde foi para o "mundo", o "último jogo do mestre Waldemar da Paixão".

...mas que pena edição esgotada!
     Doação do me. Tabosa
Casa Acervo de Capoeira- me. Cesar

Resposta de Mestre Tabosa:

Mestre César, obrigado pela deferência que você me faz em relação ao livro, que fiz para marcar a história da capoeira em Brasília com a intenção apenas de não ficar sem algum registro de quem vivenciou! E como diz o ditado, "quem sabe da estrada é o viajante"!

Valeu meu camarada pelas palavras carinhosas, Salve! Tabosa


Segue abaixo mais informações sobre o livro "O Filho de Xangô"

Voto de aplauso, entrevistas, vídeos, depoimentos e avaliações
Blog do Mestre Tabosa: O Livro "O Filho de Xangô" - Entrevistas/ Vídeos/ Depoimentos e Avaliações










Nenhum comentário:

Postar um comentário